Uma das atribuições mais importantes do professor é a avaliação. Quando se trata de medir o rendimento de crianças pequenas, os cuidados devem ser redobrados. Compartilhamos aqui cinco ideias para otimizar esse instrumento tão importante à aprendizagem.
1) Apresente a avaliação como momento de aprendizagem, e não de punição.
Às vezes até mesmo de forma inconsciente reproduzimos a estereótipo de que a prova serve para premiar os alunos que aprenderam e punir os que não conseguiram aprender. Em vez disso, temos que trabalhar a avaliação como um momento especial no processo de aprendizagem. Assim, dificilmente a criança vai desenvolver bloqueios que inviabilizam a avaliação, e a prova se tornará uma experiência mais produtiva e agradável.
2) Coloque-se no lugar da criança na hora de dosar o nível de dificuldade da prova
Como professores é normal que superestimemos a capacidade que a criança tem para assimilar conteúdos. É um grave erro formular prova que excede o nível de conhecimento da criança. O resultado ruim acaba por não demonstrar que você é um bom professor e ainda causa frustração nos avaliandos e pode emperrar o processo de aprendizagem.
3) Inclua na avaliação apenas conteúdos bem trabalhados em sala de aula
Outro grave equívoco é elaborar uma prova que não corresponda à matéria ensinada à criança. Embora , como momento de aprendizagem, não deva testar apenas a memória do aluno, a avaliação não pode ser uma caixinha de surpresas. Antes de aplicar a prova, explique à turma o que será cobrado e não deixe de fazer uma revisão geral dos conteúdos que serão abordados. Aplique simulados para ajudar na preparação da criança.
4) Muita atenção com a clareza dos enunciados e com a simplicidade das questões
A boa prova é clara, simples e objetiva. Enunciados dúbios, enigmáticos, longos e truncados inviabilizam a avaliação como instrumento de medida. Recomendamos que as questões sejam revisadas pelo menos três vezes antes da impressão da prova. Prefira a forma mais direta de expressar o enunciado. Jamais insira "pegadinhas" na avaliação. Esse tipo de armadilha não é compatível com as melhores práticas de Educação.
5) Faça devolutiva da prova preferencialmente com cada aluno
Após a aplicar, corrigir e lançar a avaliação, ainda falta uma etapa super importante, que é discutir a prova com a turma e, de preferência, comentar com cada aluno seus erros e acertos. Esse tempo dedicado à contemplação do próprio rendimento é essencial para que a criança compreenda mais profundamente os conteúdos em questão. Na concepção de prova como momento de aprendizagem, a devolutiva é indispensável.
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